sábado, 11 de fevereiro de 2012

Direto de Portugal

Bacalhau com presunto Parma


Esse é o nosso prato coringa. Seja para um jantar a dois, uma reunião familiar ou um encontro com os amigos. Agrada até mesmo muitos que cometem o "sacrilégio" de dizerem que não gostam de bacalhau. Acredite, conhecemos várias pessoas que passaram a gostar. É fácil de fazer e impossível não gostar!

Ingredientes
1 Kg de bacalhau do Porto em lascas (dessalgado)
150g de presunto Parma fatiado
1/2 pimentão vermelho, 1/2 verde e 1/2 amarelo cortados em tiras finas
3 tomates em tiras
2 cebolas em rodelas finas
1/2 cebola ralada
300g de azeitonas pretas
Azeite de oliva
6 batatas médias
100g queijo parmesão ralado
1/2 xícara de leite
1 gema de ovo
1 colher de sopa de manteiga
Sal

Preparo do bacalhau
Cubra todo o fundo da panela de azeite, deixe aquecer e acrescente a cebola e os pimentões. Quando a cebola já estiver amolecendo, acrescente o bacalhau. Misture o bacalhau com a cebola e os pimentões por 3 minutos. Junte os tomates e as azeitonas, deixe cozinhar até que a textura do bacalhau fique macia (de 10-15 minutos). Reserve.

Purê de batatas
Amasse as batatas depois de serem cozidas e descascadas. Em uma panela, coloque uma colher de manteiga e a cebola ralada. Deixe a cebola dourar, acrescente a batata, o leite e o queijo. Mexa a mistura até ficar homogêneo.

Dica: As quantidades são de acordo com o seu paladar: mais leite, o purê ficará mais molinho e com mais queijo, ficará mais salgado. Reserve.

Montagem do prato
Em um refratário coloque o bacalhau (utilize uma escumadeira para retirá-lo da panela e escorra um pouco o caldo). Por cima do bacalhau coloque as fatias de presunto Parma - cubra todo o refratário. Espalhe o purê de batatas. Por último, pincele com a gema de um ovo para dourar. Coloque no forno por mais 15 minutos. Sirva quente.

Esse prato não requer acompanhamento, mas se preferir sirva com arroz branco ou uma bela salada.

A receita é da queridíssima Cândida Bittencourt, uma excelente cozinheira e especialista em culinária portuguesesa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário